Saúde de Queluz

A atual Administração Municipal de Queluz, através da sua Secretaria Municipal de Saúde oferta os seguintes serviços à população: Atendimento de Urgência/Emergência através Pronto Atendimento da Santa Casa e Serviço do SAMU 24 horas, Atendimento Ambulatorial; Internação; Vigilância em Saúde; Central de Regulação com Agendamentos de Consultas, exames e procedimentos para serviços de referência fora do município; Transporte Sanitário Administrativo; Serviços de Atenção Básica (ESF) com Apoio Núcleo Saúde da Família (NASF) e, Assistência Farmacêutica.

Com fim de informar a população sobre o funcionamento, e ainda, dimensionar os atendimentos realizados, foi realizado um balanço de alguns desses serviços ofertados no período de Janeiro a Junho de 2017, conforme será demonstrado adiante.

Nos primeiros seis meses de 2017 no Pronto Atendimento da Santa Casa foram realizados 38.244 (trinta e oito mil, duzentos e quarenta e quatro) atendimentos, com 13.856 (treze mil, oitocentos e cinquenta e seis) exames pelo Laboratório Municipal na urgência e rotina; realizado 2327 (dois mil trezentos e vinte e sete) exames de RX e, 484 (quatrocentos e oitenta e quatro) exames de ultrassonografia.

O quadro a seguir mostra o atendimento ambulatorial, explicitando os números por especialidade:

Especialidade

Quantidade de Atendimentos

(Janeiro a Junho de 2017)

Clínica Médica

910

Ginecologia/Obstetrícia

559

Pediatria

815

Cirurgia

84

Cardiologia

250

Oftalmologia

163

Ortopedia

369

Medicina do Trabalho

372

Psiquiatria

207

Temos uma ambulância com equipamento UTI e um novo veículo do SAMU disponível a população.

Está disponibilizado no Bairro União, situado cerca de 29km do centro da cidade, atendimento clínico, ginecológico, nutricionista, fonoaudióloga e serviços de enfermagem.

Ampliamos os serviços de saúde bucal com a contratação de profissionais e aquisição de materiais médicos para melhor atender a população.

Foi assegurado transporte sanitário para munícipes num total de 2.373 procedimentos e consultas de saúde, realizados fora do município.

Todos esses serviços contam com colaboração de diversos profissionais e um investimento médio mensal do município muito superior ao mínimo de 15% da receita corrente líquida como determina o a Constituição Federal.

Os números explicitados têm o objetivo de mostrar o enfrentamento dessa gestão as demandas complexas que são diariamente apresentadas demandando rápida solução. São verdadeiros desafios que se tornam ainda maior num município pequeno, com cerca de 12 (doze) mil habitantes, baixa arrecadação e num período de crise econômica como está nosso país.

Investir em saúde é fundamental, principalmente na prevenção de doenças para melhorar a qualidade de vida da população. Saúde pública não é uma ciência exata, ou uma obra que se finaliza, por mais estruturada e eficiente que seja a administração de saúde de determinado local, você jamais conseguirá prever todas as demandas que a população de um município exigirá. Corroborando, nesse sentido, com o entendimento que investir em prevenção é a melhor estratégia.

Considerando os aspectos altamente dinâmicos relacionados à gestão da atenção à saúde reconhecemos que tem muito que fazer para superar a série de desafios que ainda estão por vir, no entanto, deve-se sempre assegurar o acesso e qualidade da saúde ofertada a população, valorizar os profissionais que nela trabalham e ser eficiente na gestão da saúde municipal prestada a população.

Secretaria de Saúde Municipal

Prefeitura Municipal de Queluz