Queluz Recebe Intervenção Artística de Artistas Cariocas.

Queluz recebeu nesses últimos dias as artistas plásticas Cris Piloto, Marise Piloto e Marynete Martins, do projeto “Coletivo Cola Caco”, para uma intervenção artística urbana. Essa é a quinta intervenção do projeto, sendo a primeira no estado de São Paulo.

Esse é um trabalho de educação ambiental através do voluntariado social, onde reúnem trabalhos dos jovens que tem pouco acesso à cultura com a comunidade artística mosaísta do Brasil e do mundo, comenta Cris Piloto, fundadora do projeto.

A intervenção contou com o apoio de diversos artistas voluntários de vários lugares do Brasil, alunos da rede municipal e do colégio estadual, que participaram desde o processo criativo até a aplicação das peças.

Os dois letreiros da entrada da cidade e a praça Marechal Floriano foram os lugares escolhidos para receberem a intervenção, visto que são lugares públicos e aptos para tal atividade, deixando assim os espaços mais coloridos e alegres.

Mosaico foi o estilo de obra criado pelos artistas, sendo uma técnica de construção de imagem a partir de peças aleatórias. Uma forte referência desse movimento artístico é o famoso Calçadão de Copacabana e o Cristo Redentor, ambos na cidade do Rio de Janeiro.

Para o Diretor de Cultura, Turismo e Comunicação Social – Thomaz Cardoso, receber essa intervenção em nosso município foi de muita importância, pois mostrou para nossos jovens uma realidade diferenciada, afirmando que para fazermos coisas grandiosas é necessário apenas determinação, esse é o maior legado que o projeto deixa em nossa cidade, sem contar que além de lindas, as peças escolhidas para Queluz combinam perfeitamente com nosso objetivo no desenvolvimento do turismo.

O tema escolhido para essa intervenção foi “Fauna e Flora”, devido a diversidade de biomas do Vale Histórico, e as obras já são pontos de fotos para vários turistas e queluzenses. O novo letreiro da cidade vem viralizando nas redes sociais.

A prefeitura ofereceu todo apoio e suporte necessário aos desenvolvedores do projeto, para que o resultado não fosse outro a não ser uma linda obra coletiva. A reflexão que o projeto deixa aos queluzenses é de conservação e respeito pela obra, fortalecendo a ideia de que juntos podemos muito mais.

TODAS AS FOTOS: https://www.flickr.com/photos/146527038@N03/albums/72157689799260734