Queluz recebe o Buzum, teatro itinerante com o tema “Sabor de Vitória”.

O BuZum! circula cidades do interior de São Paulo estreando o novo espetáculo “Sabor de Vitória”. A peça que aborda com criatividade o tema: alimentação saudável, passando por escolas de  Queluz, Lavrinhas e Aparecida (abaixo as datas). Depois segue para outras cidades e estados. As apresentações acontecem em escolas públicas em 6 sessões diárias, tudo gratuito.
 
O público poderá conhecer uma fabulosa história com charmosos bonecos, retratando cenas muito reais dos dias atuais, com o famoso ditado “Somos aquilo que nos alimentamos” será explicado por meio de brincadeiras e diálogos pelo teatro de quatro rodas.

Cidade: Queluz-SP

Dias: 21 e 24/9 (sexta-feira e segunda-feira)

Local: Pça Pe. Francisco das Chagas Lima

Endereço: Pça Pe. Francisco das Chagas Lima, nº 168, Alto da Igreja (Praça em frente a Matriz de São João Batista), Queluz-SP

Horários: 9h – 9h40 – 10h20 – 11h – 13h30 – 14h10 – 14h50

A alimentação saudável vem ganhando mais adeptos pelo mundo afora. A boa notícia é que aqui no Brasil muitos consumidores vêm se preocupando cada vez mais com isso. É o que mostra pesquisa The Top 10 Consumer Trends for 2017, que analisa as tendências de mercado. 79% substituem produtos da alimentação convencional por opções mais saudáveis; 28% acham importante consumir alimentos com alto teor nutricional.

Para que esse importante tema seja transmitido de forma consciente ao público infantil, o BuZum!, companhia itinerante de teatro de bonecos sobre rodas, apoiado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da CCR NovaDutra e que circula por todo o país em escolas públicas, chega ao Vale do Paraíba.

A itinerância apresenta nas cidades de Queluz (dias 21 e 24), Lavrinhas (25 e 26) e Aparecida (27 e 28) o novo espetáculo sobre a alimentação saudável: Sabor de Vitória. Depois o BuZum! segue para outros estados e cidades para completar 132 dias de apresentação, com 800 sessões gratuitas para 40 mil pessoas, em escolas públicas. “Quando mais cedo começarmos a entender isso, melhor será, afinal a obesidade infantil tem crescido muito nos últimos anos”, afirma Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum! Não é à toa que essa questão tão emergente seja levada às escolas, já que a obesidade cresceu 60% no Brasil nos últimos dez anos. Uma em cada cinco pessoas no país está acima do peso, segundo pesquisa divulgada no Ministério da Saúde, em 2017.

De forma cômica e criativa, o BuZum! apresentará uma fabulosa história com charmosos bonecos, retratando cenas muito reais dos dias atuais. “Partimos do ponto que, determinados alimentos causam benefícios, ou malefícios em nosso corpo. Se isso já é uma preocupação aos adultos, por que não iniciarmos às crianças? Decidimos trazer essa reflexão também para os pequenos, pois através da reeducação eles poderão lembrar e assimilar no futuro”, explica Beto Andreetta, diretor do BuZum! e da Pia Fraus.

Entender como o alimento age diretamente na vida de um ser humano pode colaborar com um destino mais positivo e com menos doenças. É exatamente isso que a história da peça Sabor de Vitória abordará de forma poética e lúdica. As apresentações são voltadas para crianças e adolescentes. O espetáculo tem duração de 20 minutos.

Com texto de Claudia Naoum, concepção de Beto Andreetta e Mari Gutierrez e direção de Wanderley Piras, o famoso ditado “Somos aquilo que nos alimentamos” será explicado por meio de brincadeiras e diálogos de uma das personagens principais: Júlia, uma esperta e curiosa menina, recebe uma medalha de campeã de um torneio de embaixadinhas, quando encontra uma caveira brincalhona. Depois do susto inicial a menina descobre que a caveira é na verdade o esqueleto de Luiz, um menino preguiçoso e com péssimos hábitos alimentares. Júlia tenta ajudar o esqueleto e outros órgãos de Luiz para melhorar seus hábitos alimentares. No espetáculo diversos bonecos como: o cérebro, o coração, os olhos, a boca, o nariz e a orelha transmitem a mensagem do que cada alimento causa no organismo. A itinerância do BuZum! será até novembro de 2018, circulando por vários estados do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×