Boletim Epidemiológico da COVID-19 em Queluz | Nº 15 – 19 de junho de 2020;

A Secretaria Municipal de Saúde, representada pela Vigilância Epidemiológica Municipal, informa que a partir de hoje (19) os Boletins Epidemiológicos referentes à COVID-19 serão divulgados à população, resguardando o sigilo das informações pessoais (Lei nº 13.979, de 06/02/20), todas às sextas-feiras, seguindo o fluxo do calendário epidemiológico, ou seja, as Semanas Epidemiológicas (que têm início cada domingo e se encerram no sábado seguinte), por se tratar de padronização internacional que permite a comparabilidade dos dados.

Esclarecemos que todas as fichas dos casos suspeitos/confirmados pelo novo coronavírus são regularmente consolidadas nas segundas-feiras para inserção no SINAN e CENSO COVID19. Mesmo que a notificação seja feita de imediata, o serviço de Vigilância Epidemiológica realiza o segmento da investigação, considerando evolução do quadro, resultados de exames e outras informações que possibilitam que o caso seja descartado ou confirmado, além de nortear as medidas de controle e prevenção frente aos agravos pelo coronavírus.

No decorrer da última semana epidemiológica (23ª), o município contabilizou 7 novos casos suspeitos, que apresentaram sintomas leves e permaneceram em isolamento domiciliar assistido. Hoje, destes casos, via teste rápido, 3 testaram positivo e 4 tiveram resultado negativo para coronavírus.
Também 2 casos suspeitos que foram contabilizados na semana passada (22ª) tiveram diagnósticos que atestaram positivos para COVID-19.