Queluz inaugura brinquedoteca com intuito de reforçar a educação infantil

Nesta terça-feira (9), a Prefeitura de Queluz, em conjunto com a Secretaria de Educação, inaugurou o Espaço Educativo “Brinquedoteca”, local feito para fomentar diferentes formas eficientes de tratar a educação municipal.

O espaço, localizado no Centro Cultural Malba Tahan, busca tratar de forma lúdica a educação das crianças, contando com várias vertentes educacionais presentes de diferentes formas. Contando com itens, como o tanque de areia e lousa ao ar livre que desenvolvem a parte criativa do cérebro, com várias possibilidades de atividades. Há também a presença de um tapete sensorial com variadas texturas e diferentes materiais presentes, que faz com que as crianças ativem de forma prática a coordenação motora e pratiquem a utilização do tato.

Outras áreas importantes tratadas no local são a educação ambiental e a educação no trânsito, trabalhando desde cedo para formar melhores cidadãos. Para a educação no trânsito, foi feito um pequeno circuito, onde pode-se aprender a ter cuidado com a própria pessoa e também com o próximo. Já na educação ambiental, estão presentes itens como a horta coletiva, que possibilita o plantio de algumas hortaliças por parte dos alunos e faz com que pratiquem a importância da alimentação saudável, além da coleta seletiva praticada no local, demonstrando logo cedo a importância da reciclagem e descarte correto do lixo.

O local conta com amplo espaço aberto, além de uma sala pedagógica de leitura, onde encontra-se diversos livros de diferentes gêneros. Incentivando as crianças a praticarem a leitura desde sempre, o que faz com que desenvolvam a concentração, a memória e também o raciocínio.

A Secretária de Educação Marli Monteiro falou sobre a importância da educação infantil e da implementação de diferentes maneiras de ensino: “Ao construir um espaço lúdico, com recursos facilitadores à aprendizagem, pensamos em promover um território educativo que transcende a sala de aula e onde nossos alunos possam desenvolver habilidades de forma agradável e prazerosa através do brincar. Um lugar onde os eixos norteados passam pelas interações, vivências, explorações e experimentação. Um ambiente acolhedor pensado com a emoção de uma criança e a colaboração de muitos. Agradeço a todos os envolvidos”.

A Brinquedoteca funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8h ás 16h e está reservada para alunos da Educação Infantil e Fundamental 1. Para ter acesso ao espaço, o professor deverá agendar previamente um horário e montar um plano de aula para os alunos, podendo assim ter acesso a todos os benefícios do local. Desta forma, outra maneira de educar fica disponível para uso dos professores, tornando a educação mais diversa, versátil e eficaz no município.