História de Queluz

O nome Queluz, é uma homenagem prestada a família reinante, tendo a localidade o nome do Solar onde nasceu D. Pedro I em Portugal.

Nosso município originou-se de uma aldeia de Índios Puris, no ano de 1800, que foram trazidos pelo índio ancião Vuitir, que era denominado entre os seus carinhosamente de Mongo, ele se destacava dos demais, por sua sagacidade e firmeza em suas deliberações.

A Aldeia nasceu em torno de uma capela que foi construída por índios e escravos, sua estrutura foi feita de taipa e madeira de lei, sob o comando do catequista Pe Francisco das Chagas Lima e pelo Diretor local Januário Nunes da Silva. Em 04 de março de 1842 surge a Vila São João de Queluz, que com este título e foro de simples Vila ficou até 10 de março de 1876, nesta data foi criada e promulgada a lei que elevou a vila a categoria de cidade.

No ano anterior, 1875, a lei n 29, de 17 de abril, criou a comarca de Queluz. Seu padroeiro é São João Batista, cuja igreja representa o coração de nosso município, pois ali encontra-se ainda a imagem de São João que foi trazida de Portugal em 1870. A cana, o milho e a pecuária foram fontes de renda da economia local, mas o município se desenvolveu mesmo com a cultura do café, que aqui deixou importantes marcos rurais, como as sedes ainda existentes das fazendas do Sertão, São José, Restauração, Bela Aurora, Regato, Cascata entre outras.

Queluz é um município de grande potencial turístico, recebemos muitos visitantes para conhecer nossas belas cachoeiras, em especial a Pousada Águas da Marambaia onde temos a oportunidade de viver momentos inesquecíveis, contamos também com um calendário festivo bem diversificado, com comemorações folclóricas, juninas e gastronômicas.

Venha conhecer nosso Pedacinho do céu e se deslumbrar com essas riquezas!
Thomaz Cardoso

×
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support