Segundo apuração do G1, Queluz está entre as únicas 3 cidades da região com análise regular do balancete do 1º quadrimestre de 2025
Nesta quinta-feira (24), o G1, Portal do Notícias do grupo globo, publicou uma matéria com a apuração do último levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), apontando que dentre os 46 municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, 43 apresentaram algum tipo de irregularidade no balancete do primeiro quadrimestre de 2025. Em destaque, foram colocados os municípios que demonstram ser referência em gestão municipal, garantindo a situação regular, sem notificações ou alertas emitidos pelo TCE-SP, Queluz é uma dessas 3 cidades, acompanhado de Bananal e Igaratá.
Este panorama financeiro, indica problemas que podem ser enfrentados pelos municípios e que prejudicam a gestão municipal, colocando em risco a manutenção da condição orçamentária da cidade com fatores como: queda de arrecadação, gastos excessivos ou índices de irregularidades na gestão. Queluz, no entanto, se destaca positivamente neste meio, garantindo o equilíbrio das contas públicas e com variação positiva de 2,73% da receita prevista no primeiro quadrimestre deste ano.
Este resultado reflete um esforço positivo que da gestão municipal para cumprir metas seguindo rigorosamente a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 2000). A administração municipal reforça o controle de despesas e práticas responsáveis de governança como pilares de sua gestão, garantindo eficiência na aplicação dos recursos nas áreas essenciais para a população, possibilitando á Queluz uma vida orçamentária longeva e saudável.
Esse desempenho coloca Queluz como exemplo regional de gestão responsável, sendo uma referência de planejamento, equilíbrio financeiro e compromisso ético no exercício da administração pública. A Prefeitura reafirma o compromisso de continuar nesse caminho, investindo em transparência, responsabilidade fiscal e serviços de qualidade. Seguiremos trabalhando para garantir que a população tenha suas demandas atendidas de forma responsável e coerente com a meta fiscal.
Veja a matéria completa do G1: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2025/07/24/tce-sp-identifica-falhas-fiscais-em-quase-todos-os-municipios-do-vale-e-regiao-veja-a-lista.ghtml