Grupo junino queluzense estreia no maior festival folclórico do Brasil em Olímpia/SP
A quadrilha junina Teco Teco Biru Biru, de Queluz (SP), estreou nesta sexta-feira (08/08) no 61º Festival do Folclore de Olímpia, na cidade de Olimpia/SP. O evento, considerado o maior festival de folclore do Brasil, reuniu nesta edição 61 grupos de 20 estados diferentes representando mais de 2000 dançarinos e músicos. A apresentação do grupo resgatou tradições das festas juninas locais e levou ao público a energia típica de Queluz, encantando os espectadores. Além disso, essa participação reforça a presença cultural de Queluz em eventos de destaque em âmbito nacional. A Prefeitura de Queluz por meio da Secretaria de Cultura, apoiou e esteve presente junto ao grupo junino no festival, reforçando o compromisso da administração municipal com a cultura local.
O espetáculo da Teco Teco Biru Biru encantou o público com coreografia animada e figurinos elaborados artesanalmente. O grupo apresentou o tema “Costurando Histórias e Bordando Sonhos” e usou figurinos inteiramente confeccionados por artesãs locais, totalizando mais de dois mil quadradinhos de crochê feitos à mão. A riqueza de detalhes nas fantasias destacou o cuidado e a tradição das festas juninas de Queluz. A apresentação foi aplaudida calorosamente pelo público presente e marcou o nome de nossa cidade em um dos maiores eventos culturais do país.
O grupo é formado por dezenas de jovens, adultos e crianças queluzenses, e demonstra por meio da dança o forte vínculo da comunidade com a cultura popular. O desempenho vigoroso dos integrantes reflete o empenho de todos na manutenção dessa tradição. Essa troca de experiências entre gerações fortalece a identidade cultural do município. Esse feito reforça a visibilidade de Queluz no cenário do folclore nacional. A Prefeitura de Queluz parabeniza a quadrilha Teco Teco Biru Biru e todos os seus integrantes pela participação e reafirma o apoio às iniciativas que valorizam as tradições locais e incentivam o talento das novas gerações.
Esperamos ver, cada vez mais os grupos culturais de Queluz em apresentações de grande escalão, levando o nome de nossa cidade por todo o país e valorizando a cultura caipira do Vale do Paraíba!


