Educação faz planejamento a partir de resultados do SAEB para qualificar ensino nas escolas
A Prefeitura de Queluz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a divulgação dos resultados dos simulados do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aplicada aos estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A ação teve como principal objetivo identificar o desempenho dos alunos, compreendendo as principais dificuldades e os principais pontos que devem ser fortalecidos apresentados em relação aos descritores avaliados.
A partir dos resultados, foi promovida uma ampla discussão entre a equipe da Secretaria de Educação, professores e gestores da rede municipal de ensino, com o intuito de refletir sobre os avanços já conquistados e, principalmente, sobre os pontos que precisam de maior atenção. Essa análise é fundamental para a construção de estratégias pedagógicas que visem superar as dificuldades evidenciadas, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem.
O SAEB é um conjunto de avaliações externas realizadas a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Brasil. Ele aplica testes e questionários aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, além de questionários a professores e diretores, para diagnosticar a qualidade da educação básica e servir de base para políticas públicas e para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O planejamento de ações a partir dos dados coletados permitirá a elaboração de atividades direcionadas, favorecendo a aprendizagem em alunos que tenham dificuldades específicas em matérias das áreas de língua portuguesa e matemática. A Secretaria Municipal de Educação reforça que o compromisso da rede é trabalhar de forma colaborativa para que cada aluno desenvolva suas competências de acordo com as etapas de ensino. A utilização dos resultados da Avaliação para redirecionar as necessidades de aprendizagem, é um passo essencial para promover melhorias contínuas, assegurando que o aprendizado aconteça de forma significativa e inclusiva.