Educação faz planejamento a partir de resultados do SAEB para qualificar ensino nas escolas

A Prefeitura de Queluz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a divulgação dos resultados dos simulados do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aplicada aos estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A ação teve como principal objetivo identificar o desempenho dos alunos, compreendendo as principais dificuldades e os principais pontos que devem ser fortalecidos apresentados em relação aos descritores avaliados.

A partir dos resultados, foi promovida uma ampla discussão entre a equipe da Secretaria de Educação, professores e gestores da rede municipal de ensino, com o intuito de refletir sobre os avanços já conquistados e, principalmente, sobre os pontos que precisam de maior atenção. Essa análise é fundamental para a construção de estratégias pedagógicas que visem superar as dificuldades evidenciadas, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem.

O SAEB é um conjunto de avaliações externas realizadas a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Brasil. Ele aplica testes e questionários aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, além de questionários a professores e diretores, para diagnosticar a qualidade da educação básica e servir de base para políticas públicas e para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

O planejamento de ações a partir dos dados coletados permitirá a elaboração de atividades direcionadas, favorecendo a aprendizagem em alunos que tenham dificuldades específicas em matérias das áreas de língua portuguesa e matemática. A Secretaria Municipal de Educação reforça que o compromisso da rede é trabalhar de forma colaborativa para que cada aluno desenvolva suas competências de acordo com as etapas de ensino. A utilização dos resultados da Avaliação para redirecionar as necessidades de aprendizagem, é um passo essencial para promover melhorias contínuas, assegurando que o aprendizado aconteça de forma significativa e inclusiva.

×
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Facebook
Instagram