Formação continuada dos ADIs trata de deficiências físicas e mobilidade reduzida

Na última semana de novembro, a formação com os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), tratou o tema “Deficiência Física e Mobilidade Reduzida”. A Formação contou com a participação das fisioterapeutas Juliana Figueiredo e Bruna Silva, que contribuíram de forma significativa para o aprofundamento técnico e prático sobre o assunto.

Durante o encontro, foram discutidos conceitos fundamentais relacionados à deficiência física, mobilidade e mobilidade reduzida, bem como a importância da Fisioterapia no processo de desenvolvimento e autonomia dos estudantes. As profissionais também apresentaram as patologias mais comuns na rede de ensino, além de abordarem os conceitos de órteses, próteses e dispositivos facilitadores, explicando suas funções e demonstrando aqueles mais utilizados pelos estudantes com deficiência física ou mobilidade reduzida.

A formação contou com dois momentos práticos. No primeiro, os ADIs puderam conhecer e manusear diferentes órteses e dispositivos de mobilidade, experimentando suas funcionalidades.
Logo após, realizaram a confecção de uma órtese de apoio para lápis, utilizando EVA, com o objetivo de auxiliar na coordenação motora fina e promover maior autonomia na pega do lápis.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação com uma educação inclusiva, qualificada e alinhada às necessidades dos estudantes.

×
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Facebook
Instagram