Formação continuada dos ADIs trata de deficiências físicas e mobilidade reduzida
Na última semana de novembro, a formação com os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), tratou o tema “Deficiência Física e Mobilidade Reduzida”. A Formação contou com a participação das fisioterapeutas Juliana Figueiredo e Bruna Silva, que contribuíram de forma significativa para o aprofundamento técnico e prático sobre o assunto.
Durante o encontro, foram discutidos conceitos fundamentais relacionados à deficiência física, mobilidade e mobilidade reduzida, bem como a importância da Fisioterapia no processo de desenvolvimento e autonomia dos estudantes. As profissionais também apresentaram as patologias mais comuns na rede de ensino, além de abordarem os conceitos de órteses, próteses e dispositivos facilitadores, explicando suas funções e demonstrando aqueles mais utilizados pelos estudantes com deficiência física ou mobilidade reduzida.
A formação contou com dois momentos práticos. No primeiro, os ADIs puderam conhecer e manusear diferentes órteses e dispositivos de mobilidade, experimentando suas funcionalidades.
Logo após, realizaram a confecção de uma órtese de apoio para lápis, utilizando EVA, com o objetivo de auxiliar na coordenação motora fina e promover maior autonomia na pega do lápis.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação com uma educação inclusiva, qualificada e alinhada às necessidades dos estudantes.


