Educação promove a valorização da identidade racial por meio do projeto “Cores e Ritmos”
A Prefeitura de Queluz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desenvolveu o projeto “Brinquedoteca Itinerante: Cores e Ritmos”, uma iniciativa voltada para as crianças da creche e da Educação Infantil, com o objetivo de promover o respeito à diversidade, a valorização da identidade racial e o combate ao racismo desde os primeiros anos de vida escolar.
O projeto tem como ponto de partida o livro “Cor de Pele”, que inspira as atividades realizadas. Através de contação de histórias, brincadeiras, atividades de pintura e colagem, além de ritmos com instrumentos confeccionados com materiais recicláveis, as crianças são convidadas a refletir sobre suas cores, origens e histórias, fortalecendo sua autoestima e empatia.
O projeto “Cores e Ritmos” é uma vivência de aprendizado e inclusão, que desperta nas crianças a compreensão de que cada pessoa é única e que as diferenças devem ser valorizadas e celebradas. A iniciativa anda junto à legislação brasileira de combate ao racismo, que reforça a importância do ensino da cultura afro-brasileira e africana desde a primeira infância. A Prefeitura Municipal reafirma seu compromisso com uma educação inclusiva e transformadora, que forma cidadãos mais conscientes, respeitosos e preparados para viver em uma sociedade plural e diversa.





