Saúde continua combate ao Aedes aegypti para manter a cidade segura de doenças transmitidas pelo mosquito
A Prefeitura de Queluz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua atuando de forma eficaz nas ações de prevenção e controle do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Mesmo com a redução dos casos e o cenário estabilizado no município, as atividades de vigilância não foram interrompidas e seguem ocorrendo de forma contínua em diversos bairros.
As equipes de agentes de saúde realizam inspeções regulares em casas, comércios, áreas abertas e terrenos, com o objetivo de identificar e eliminar locais que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito. Além disso, os profissionais reforçam as orientações à população, alertando sobre práticas simples e fundamentais, para manter o ambiente seguro e livre do mosquito.
A manutenção desse cuidado deve ocorrer o ano inteiro, independentemente da época. A prevenção contínua é essencial para evitar novos surtos e manter o controle das doenças, a colaboração da comunidade é muito importante, movimentos simples como, manter caixas d’água fechadas, verificar vasos de plantas, descartar corretamente resíduos e guardar garrafas com a boca virada para baixo são atitudes que ajudam a proteger toda a cidade.


