Programa “Saúde com Agente” em Queluz

Nesta manhã aconteceu na Secretaria de Saúde a conclusão do programa “Saúde com Agente”. Os profissionais de saúde do município que concluíram o curso, em especial agentes comunitários e agentes controladores de vetores, receberam também uma bolsa com itens para a prática dos serviços aprendidos durantes o período de estudos.

O programa tem como objetivo capacitar os agentes com os seguintes itens:
Realizar diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, de forma articulada com profissionais da atenção básica.
Desenvolver um trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica no território.
Realizações ações de promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias na lógica da vigilância em saúde.
Propiciar aprendizagem relativa à coleta e registro de dados relativos às visitas domiciliares referentes as particularidades de grupos específicos
Conhecer as condicionalidades de programas sociais, em parceria com a rede de atenção.
Desenvolver ações de planejamento integrado no tocante à promoção, prevenção e controle das doenças e agravos no seu território de atuação.

A Secretaria de Saúde tem como objetivo atingir 100% dos agentes formados neste programa, então foram abertas novas inscrições para aqueles que não puderam participar no primeiro momento. Esta é mais uma forma de melhorar a saúde no município sempre buscando a melhor qualidade de vida para todos.